Páginas

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Conheça os perigos para a saúde de mudanças bruscas de temperatura

Do inverno quente dos últimos dias, boa parte do Brasil amanheceu nesta terça-feira (13) com um dia frio e chuvoso. Para aqueles que já possuem doenças respiratórias, a mudança brusca de temperatura é perigosa.
“Esta mudança afeta quem tem problemas de saúde, principalmente asma e rinite. Quem não está se tratando pode até parar em um pronto socorro em decorrência de uma cri
se”, explica a alergista Andréa Cohon, do Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas de São Paulo. É comum aumentarem os casos de asma, crises de falta de ar e pneumonia, em especial em idosos e crianças.
Jaquelina Sonoe Ota, pneumologista da Beneficência Portuguesa, lembra que com o tempo frio o corpo gasta mais energia para gerar calor o que provoca queda na defesa do organismo. “O muco protetor das vias respiratórias está desprotegido por causa do tempo seco e, então, as doenças crônicas podem se agravar”.
Cohon ressalta ainda que a temperatura mais baixa gera maior aglomerado de pessoas o que facilita a circulação de vírus e uma maior ocorrência de infecções.
Para se prevenir, além da vacinação contra gripe e outras viroses, é importante manter a ventilação de locais fechados, fazer higiene nasal, manter uma boa hidratação e se agasalhar bem - sem passar calor.
“Quem já tem uma doença crônica como asmas e rino-sinusites deve manter o tratamento e medicações para evitar crises”, enfatiza Ota.
A poluição das grandes cidades também é um fator que contribui para as doenças respiratórias. “Por este lado a chuva veio em boa hora. A suspensão das partículas no ar estava muito elevada por causa do tempo seco. As pessoas estavam com as mucosas do nariz e garganta ressecadas o que também provoca problemas de saúde. A chuva aumenta a umidade e deposita as partículas de poluição”, afirma a alergista.



Fonte: http://revistadesafios.blogspot.com.br/2010/07/conheca-os-perigos-para-saude-de.html

Um comentário: