Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Hipotálamo e Hipófise


O hipotálamo é a parte do sistema nervoso que direciona as ações da glândula mãe, a hipófise.

O hipotálamo é uma estrutura do Sistema Nervoso Central


Ele se comunica com a hipófise através de substâncias neurotransmissoras semelhantes aos hormônios. É a partir das informações vindas do hipotálamo que a hipófise sofre estímulos para a produção dos hormônios.


Com aproximadamente 1 cm de diâmetro, forma ovóide está localizada na parte central da base do crânio a "glândula mestre". A hipófise é a responsável direta pela produção de expressiva parte dos nossos hormônios e atua indiretamente na produção de outros.


Ela é responsável pela produção dos hormônios responsáveis pela reabsorção de água do organismo, contração das paredes do útero, crescimento, entre outras coisas que irei explicar de forma mais detalhada.

~> Hormônios produzidos pela hipófise:

 1 – Antidiurético (ADH): 

O ADH, como o próprio nome já diz, trata da reabsorção de água no organismo. Ele aumenta a permeabilidade (capacidade de absorção) nas paredes dos túbulos renais, fazendo com que o volume da urina diminua. Lesões no hipotálamo ou na neurohipófise podem ocasionar uma diabetes insípida que é resultado da falta de ADH, caracterizada por muita sede e vontade de ir ao banheiro repetidas vezes.
Quando ingerimos alguma substância alcoólica é comum termos mais vontade de ir ao banheiro. Isso acontece porque o álcool inibe a produção do ADH. A cerveja, em especial, ainda conta com o auxílio da cevada, que é outro agente inibidor do Hormônio antidiurético.






2- Ocitocina: 


Estimula a contração das células miopiteliais e dos músculos da parede do útero, ou seja, tem como efeito a ejeção do leite materno pelas glândulas mamárias e a contração necessária para o parto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário