Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

Irradiação e convergência adaptativa


 Irradiação Adaptativa

irradiação adaptativa é a formação de várias espécies, adaptadas a ambientes diferentes, sendo todas originárias de um ancestral comum.
Tomamos, como exemplo, a evolução dos mamíferos. A partir dos achados fósseis e de outras evidências foi possível propor a hipótese de que os mamíferos atuais originaram-se de um pequeno insetívoro.
Morcego, hiena e hipopótamo são bastante diferentes e estão adaptados a ambientes com características bem diversas. No entanto, todos apresentam estruturas comuns: pêlos, glândulas mamárias, diafragma, coração com quatro cavidades, etc. Suas semelhanças indicam uma ancestralidade comum e, portanto, parentesco evolutivo.

Convergência Adaptativa

A partir do que foi exposto, é possível afirmar que toda semelhança indica parentesco? Não, nem sempre isso ocorre. Tomemos, como exemplo, o caso de dois vertebrados que podem viver no mesmo rio: hipopótamo e crocodilo. O primeiro é mamífero e tem as características que descrevemos acima; o crocodilo, por sua vez, não possui pêlos, glândulas mamárias, nem diafragma e sua reprodução difere bastante do hipopótamo, pois coloca ovos com casca. No entanto, crocodilo e hipopótamo são semelhantes em relação à posição dos olhos e das narinas, que permanecem acima do plano da água.

Crocodilo
Esse é um caso típico de convergência adaptativaancestrais diferentesvivendo em um mesmo ambiente, passam por processos semelhantes de seleção natural; com o tempo, tornam-se semelhantes em alguns aspectos.




Resumidamente:


Fonte: Sistema COC de Educação - http://nossomeioporinteiro.wordpress.com/category/ciencias-biologicas/ecologia-origem-da-vida-e-evolucao/evolucao/ 

Um comentário: