O elemento básico do sistema nervoso é a célula nervosa, ou neurônio. Em conjunto, os neurônios formam os nervos, fibras que transmitem os impulsos pelo corpo. Uma cobertura protetora de mielina, uma substância gordurosa, isola partes das fibras.
A ação das células nervosas é elétrica e química. Nas extremidades de cada célula nervosa existem regiões especializadas chamadas de terminais sinápticos, que contêm grande quantidade de minúsculos sacos membranosos que retém as substâncias químicas neurotransmissoras. Essas substâncias transmitem os impulsos nervosos de uma célula nervosa a outra. Após um impulso nervoso elétrico ter percorrido um neurônio, ele chega ao terminal e estimula a liberação de neurotransmissores de seus sacos.
Os neurotransmissores atravessam a sinapse (junção entre os neurônios vizinhos) e estimulam a produção de uma carga elétrica, que leva o impulso nervoso adiante. Esse processo é repetido várias vezes até que um músculo se mova ou relaxe ou uma impressão sensorial seja notada pelo cérebro. Esses eventos eletroquímicos podem ser considerados a "linguagem" do sistema nervoso, pela qual as informações são transmitidas de uma parte do corpo a outra.
Fonte: www.sobiologia.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário