Atividade 1: Exploração oral da seguinte HQ:
Figura encontrada em FAVALLI, Leonel [et al] . A escola é nossa: Ciências: 5ºano, 4ª série, Ensino Fundamental. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2007, p.92.
Questões a serem levantadas:
- De acordo com a história em quadrinhos, por qual motivo os fazendeiros realizam a caça da raposa?
- De que maneira as raposas auxiliam o ser humano?
- O que poderá acontecer se a quantidade de raposas diminuir devido à caça excessiva?
Criação, em grupo, de história em quadrinhos sobre cadeias alimentares.
As histórias serão expostas no mural da escola.
Atividade 2: Tribunal escolar – Réu: Degradação ambiental
Formação de grupos. Alguns serão encarregados de levantar pontos positivos e outros, pontos negativos da degradação ambiental.
Os demais alunos farão parte do júri.
Atividade 3: Debate sobre a necessidade de conscientização da população da importância de se manter o equilíbrio ambiental.
Criação de panfletos para distribuição na redondeza da escola – o material poderá ser feito no Laboratório de Informática, onde os alunos utilizarão a Internet para pesquisar.
Links úteis para pesquisa:
- O mundo em que vivemos em http://www.editorasaraiva.com.br/eddid/ciencias/explorando/5_agua_6.html Acesso em 07/05/2010, às 17h45min.
- Especial sobre cadeia alimentar em http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.html Acesso em 14/05/2010, às 10h15min.
- Exemplos de cadeia alimentar em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cadeia-alimentar/cadeias-alimentares.php Acesso em 17/05/2010, às 12h.
- Cadeia alimentar – Aula 11 em http://www.cdb.br/prof/arquivos/75094_20090514102923.pdf Acesso em 21/05/2010, às 21h40min.
- Cadeia alimentar http://www.infoescola.com/biologia/c
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23944
Nenhum comentário:
Postar um comentário