Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Ovulação

Ovulação é o nome que se dá ao processo que ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, quando as alterações hormonais accionam a libertação de um óvulo dos ovários. Geralmente, isso acontece 12 a 16 dias antes do início do período menstrual seguinte.




  • Os óvulos encontram-se nos ovários. Durante a primeira parte de cada ciclo menstrual, dá-se a preparação de um dos óvulos para ser libertado do ovário.
  • À medida que se aproxima a ovulação, o seu organismo produz quantidades cada vez maiores de um hormônio chamada estrogênio, que faz engrossar o revestimento interior do útero e ajuda a criar um ambiente favorável ao esperma.
  • Estes níveis elevados de estrogênio provocam um aumento súbito de outro hormônio chamada LH (hormônio luteinizante). O chamado pico de LH provoca a libertação do óvulo que se encontra no ovário, dando início à ovulação.
  • Normalmente, a ovulação ocorre 24 a 36 horas após o pico de LH, razão pela qual o pico de LH é um bom indicador do pico da fertilidade.
O óvulo pode ser fertilizado durante um máximo de 24 horas após a ovulação. Se o óvulo não for fertilizado, o útero liberta o revestimento interior e tem início o período menstrual. Isso marca o início do ciclo seguinte.

Enquanto que o óvulo só é viável durante cerca de 24 horas, o esperma pode manter-se ativo até cinco dias. Daí que possa ser surpreendente saber que um casal pode conceber, se tiver relações sexuais quatro a cinco dias antes de o óvulo ser libertado.




Assista também:






Nenhum comentário:

Postar um comentário