Conseqüências da fome
As conseqüências imediatas da fome são a perda de peso nos adultos e o aparecimento de problemas no desenvolvimento das crianças. A desnutrição, principalmente devido a falta de alimentos energéticos e proteínas, aumentam nas populações afetadas e faz crescer a taxa de mortalidade, em parte, pela fome e, também, pela perda da capacidade de combater as infecções.
A fome oculta aumenta o risco de danos a vasos sangüíneos, reduz as defesas do organismo o deixando propenso a várias doenças como câncer, osteoporose, hipertensão, problemas cardiovasculares..
O que é Fome Oculta?
FOME OCULTA
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Fome Oculta é a necessidade de um ou mais nutrientes em que não há sinais de carência, mas alterações silenciosas que deixam seqüelas. O corpo sente esta necessidade oculta de certos nutrientes escassos na alimentação e o risco de desenvolvimento de doenças como o câncer, osteoporose, diabetes e problemas cardiovasculares aumenta.
Sensação constante de estômago vazio, dificuldade de concentração, irritabilidade, cansaço e baixa imunidade, esses sintomas podem indicar que você está sofrendo com a Síndrome da Fome Oculta. Pessoas que adoecem facilmente e que estão sempre com problemas de saúde, como gripes e viroses, também podem estar sofrendo com a deficiência de algum nutriente.
A Fome Oculta também pode trazer incômodos quando o assunto são os indesejáveis quilos a mais. Quando alguma deficiência de nutrientes está presente, o nosso organismo entende isso como um desequilíbrio e sinaliza para o cérebro aumentando nosso apetite na tentativa de ingerirmos os nutrientes deficientes e muitas vezes nessa situação optamos por alimentos ricos em açúcares e gorduras, dificultando assim a perda de peso.
Como prevenir?
Manter uma dieta balanceada é o primeiro mandamento para uma vida saudável. Na hora de montar o prato procure variar bastante nas cores, assim, você estará consumindo vitaminas essenciais ao organismo. Vale lembrar que é importante fracionar a alimentação em 5 ou 6 refeições por dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário